Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

domingo, 22 de outubro de 2017

Despertar para a Ciência





O projeto “Despertar para a Ciência” dinamizado pelas docentes de FQ, Anabela Nunes, Fátima Branco e Isabel Costa tem como finalidade colaborar com as escolas do 1.º ciclo do ensino básico do Agrupamento, no desenvolvimento do processo ensino/aprendizagem das crianças do 4.º ano, através de atividades experimentais realizadas nos laboratórios da Escola Sede, no âmbito da componente do currículo de Estudo do Meio, abordando as Ciências Físico-Naturais em que as atividades se enquadrem.
O ensino da Ciência, ao nível do ensino básico, deve ter por primeiro objetivo despertar a curiosidade dos alunos, promovendo os primeiros passos em pequenas descobertas levando-os, pela via da observação experimental, a tirar conclusões e compreender determinados fenómenos.
Na primeira “aula”, que decorreu no dia 11 de outubro, os mais pequeninos foram cientistas e nem as batas, essenciais para o trabalho no laboratório, foram esquecidas. As experiências estiveram relacionadas com o “Som”: como se propaga, onde se propaga, em que meios se propaga mais facilmente e quais os sons que prejudicam a audição. Além disso, aprenderam a revelar as suas impressões digitais.
O interesse e entusiasmo demonstrados pelos alunos foram evidentes e registados pela repórter/docente Graça Matos.
Os alunos estiveram acompanhados pela sua professora, a docente Selene Martins, e pelo coordenador do 1.º ciclo, o docente José Carlos Laranjo.
Obrigada a todos os intervenientes.

 Anabela Nunes, Coordenadora Departamento

 

Sem comentários:

Enviar um comentário