Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

sexta-feira, 25 de maio de 2018

“Nós Propomos” – Cidadania e Inovação Geográfica-2018”




O Agrupamento de Escolas de Anadia volta a participar no projeto Nacional “Nós Propomos– Cidadania e Inovação Geográfica – 2018”, do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território.
Dirigido aos alunos do ensino Secundário e à disciplina de Geografia, este projeto conta neste ano letivo com a participação de 42 alunos, que em trabalho de grupo identificaram situações e apresentaram propostas de cidadania que potencializem a qualidade de vida do concelho.

A 30 de abril realizou-se, na Universidade de Lisboa (IGOT), o Seminário Nacional, “Nós Propomos!” onde participaram os supracitados alunos da Escola Básica e Secundária de Anadia com a apresentação das suas propostas de intervenção local.
Promovido em parceria entre o Agrupamento de Escolas de Anadia, a Câmara Municipal de Anadia e o IGOT, o Projeto “Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica" dirige-se a alunos do 10.º e do 11.º anos, que frequentam a disciplina de Geografia A.
A finalidade deste projeto é promover uma efetiva cidadania territorial local, numa perspetiva de governança e sustentabilidade, mobilizando o Estudo de Caso, ou seja, a identificação de problemas locais e a apresentação de propostas de cidadania que potencializem a qualidade de vida do concelho.

Os projetos apresentados pelos alunos no Seminário Nacional foram:
­          Anadia, nos Caminhos de Santiago;
         Vale da Mó, um novo conceito de turismo rural;
          Banhos, renovação e requalificação das águas termais;
­          Espaço +;
­          Recuperação do Parque do Cértima;
­          Espécies Unidas;
­          Unidade Móvel de Anadia;
­          A saúde e a segurança dos idosos como prioridade;
­          Horta Biológica Comunitária.
No dia 24 de maio os alunos fizeram a apresentação pública dos Projetos, no Multiusos da Escola Básica e Secundária de Anadia.
 Este evento contou com a presença das turmas envolvidas nos projetos e as respetivas docentes de Geografia, Ercília Teigas e Graça Pereira, de dois elementos da Direção do Agrupamento, Jorge Humberto Pereira (Diretor) e Aníbal Marques (Adjunto), do Vereador Lino Pintado e do Arquiteto Adelino Neves, em representação da Câmara Municipal de Anadia, Sónia Almeida, Diretora da Rede de Bibliotecas e Coordenadora da Biblioteca Municipal de Anadia, Fernando Fernandes, Presidente da Junta da União de Freguesias de Arcos e Mogofores,  bem como das docentes do Grupo de Geografia, Graça Matos e Saudade Silva, e da Professora de História, Teresa Paula Rodrigues.
Os presentes elogiaram os alunos envolvidos nos diversos projetos, particularmente o seu espírito comunicativo, empreendedor, crítico e cívico.
De parabéns estão todos os alunos envolvidos no “Nós Propomos!”.
Ercília Teigas, Professora de Geografia













Sem comentários:

Enviar um comentário